Acesso Rápido Acesso Rápido
Acesso Rápido Fechar
31 2138-8355

HE: 90% dos leitos do CTI estão ocupados por pacientes do SUS

Início   »   HE: 90% dos leitos do CTI estão ocupados por pacientes do SUS

Com a explosão de casos de COVID da variante Ômicrom no mês de janeiro e o altíssimo índice de internação em hospitais públicos da Capital, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte cedeu 10 leitos para internações de pacientes com COVID pelo SUS. Poucos dias depois, a SMS solicitou mais 5 leitos e hoje, 2/2, 21 pacientes com COVID provenientes da rede pública estão internados no HE.

Para isso, o Hospital Evangélico transformou todos os seus apartamentos em enfermarias e destinou uma ala da CTI para 10 pacientes internados com Covid.

Tanto CTIs quanto enfermarias de BH registram nível vermelho de ocupação. Por isso, a SMS conta com o apoio de hospitais filantrópicos, como o HE, para conseguir atender a demanda que, infelizmente só faz crescer neste início de ano. No Hospital Evangélico a taxa de ocupação dos leitos de CTI é de 100%: 90% de ocupação por pacientes SUS e 10% por pacientes de convênio e particulares.

Assim como ocorreu em 2020 e 2021, em 2022 o HE continua sendo parceiro importante da Secretaria para o atendimento público de pacientes contaminados pela COVID.

Perfil epidemiológico

A maioria dos 113 pacientes admitidos entre 5 e 28 de Janeiro de 2022 no Hospital Evangélico com síndrome gripal com suspeita de COVID-19 eram do sexo feminino (58%), tinham entre 60 e 90 anos (76%) e tinham alguma comorbidade (92%). A maioria foi admitida pelo SUS (70%), ficando de dois e cinco dias internados (61%). Ao contrário dos resultados observados em 2021, em que 71% dos pacientes apresentavam resultados positivo para COVID-19, em 2022 somente 47% dos 95 pacientes com resultado já definido foram positivos para SARs-CoV-2. A maioria absoluta dos indivíduos (91%) já tinha se submetido a esquema vacinal completo ou mesmo com dose de reforço. Enquanto 67% dos pacientes sem esquema vacinal completo apresentaram resultado positivo para COVID-19, 53% dos indivíduos com 2ª dose e apenas 40% com dose de reforço positivaram.

Vacine-se!

Por essa razão, pedimos a toda a população que ainda não se vacinou, que cumpra o calendário vacinal e tome as 3 doses das vacinas disponíveis em todos os postos de saúde da Capital. Pedimos também aos pais ou responsáveis que levem suas crianças aos postos para serem vacinadas também. As vacinas podem não evitar a COVID, mas vão fazer com que os sintomas sejam mais leves, evitando, assim, a necessidade de internação.

Além disso, enfatizamos: higienize sempre as mãos e JAMAIS dispense o uso de máscaras. Dê preferências às máscaras cirúrgicas em vez das máscaras de pano. Se você tem alguma comorbidade: reforce a proteção e use duas máscaras!

Fonte dos dados: SCIH– Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HE

Por: DG Comunicação / Ana Paula Drumond Guerra

Compartilhar esse post